terça-feira, 24 de janeiro de 2012

OS INÍCIOS DE CADA CONTO

“Ela chegou para passar o verão e, como um dardo incandescente, aninhou-se em seu peito. Ele pensou que fosse magia ou sonho, mas era amor: uma palavra que em muitos idiomas tem só duas sílabas; noutros, três: triângulo.”

“Quitéria se vestiu como a heroína da história para desfilar no Dois de Julho. Acordou cedo, tomou café requentado com um resto de biscoitos amolecidos pelo mofo do velho armário, pôs um vestido verde com bordado amarelo à altura dos joelhos, uma calça amarela e um capacete de papelão, verde com um penacho amarelo.”

“Abri a porta, ajeitei as coisas em cima da mesa e liguei a tevê. Coloquei a comida de Rebeca, mas ela não parecia animada. Já havia notado que emagrecera. Troquei de ração várias vezes, sem resultado. Talvez estivesse grávida.”

“Apreensão. Alta voltagem. Sarita, debruçada no parapeito da sacada do Othon, aguarda seu negão. Promessa é dívida. Faltam apenas dois dias para o começo da folia. Ela nunca esteve no camarote de Daniela.”

“Não permaneci mais que cinco minutos no hotel, depois de chegar do Campo Santo. Era um dia vestido de saudades vivas, como na antiga canção. Um dia que pedia passos à memória, assovios em suas esquinas.”

“Vestia o branco reservado às noivas, branco que se refletia nas pegajosas retinas dos vizinhos. E aquele vestido roto ainda cheirava a naftalina e coisas mortas. Morto, sobre a cama de lençóis alvos.”

Da esquerda para a direita: Tom Correia, Gustavo Rios, Elieser Cesar, Mayrant Gallo, Carlos Barbosa e Lima Trindade, no Museu Rodin, Salvador, BA, para sessão de fotos, a pedido da Casarão do Verbo. A foto, claro, é de Gal Meirelles, fotógrafa oficial da turma.

O primeiro leitor que adivinhar, pelo estilo, de quem é cada texto vai ganhar um exemplar do livro, que será enviado pelos Correios, sem custos.

5 comentários:

Lidi disse...

Vamos ver se eu acerto:

Fragmentos:

1º Mayrant Gallo
2º Elieser César
3º Tom Correia
4º Lima Trindade
5º Carlos Barbosa
6º Gustavo Rios

Abraços.

On The Rocks. disse...

Seja o que Deus quiser:

1°) Mayrant Gallo;
2°) Lima Trindade;
3°) Gustavo Rios;
4°) Tom Correia;
5°) Carlos Barbosa;
6°) Elieser Cesar.

Lima, vocês lançarão o livro aqui em São Paulo?

Abraço,

Tarcísio Buenas.

As Baianas disse...

Parabéns, Lidiane!

Vamos providenciar o envio do seu exemplar, mas se puder, apareça na noite de lançamento.

Obrigado pela participação.

Abraço.

Lidi disse...

Obrigada! Estou muito feliz! Farei o possível para marcar presença no lançamento! PARABÉNS, pessoal, mais uma vez! Abraços.

aeronauta disse...

Puxa vida, agora que eu iria lançar minhas respostas, Lidi já acertou! (rs) Demorei demais pra chegar aqui. Abraços e parabéns a todos.